Porcelanato, o revestimento que vai muito além do chão

Que o porcelanato é uma opção linda e duradoura de revestimento para o chão de qualquer ambiente, todo mundo já sabe! Mas, o que muitos desconhecem é a enorme versatilidade deste material para fins que vão muito além do uso convencional.

O porcelanato é um tipo de  revestimento cerâmico, mas é o seu processo de fabricação que o diferencia de outras opções, por conta das matérias-primas nobres à base de uma mistura de argilas, feldspatos(tipo de rocha muito resistente), quartzos e outros, e da alta temperatura de queima superior a 1200 ºC que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto. Tudo isso produz um material de baixa absorção de água e alta durabilidade, além de outras características muito especiais como a alta resistência mecânica e à abrasão física e química; uniformidade de coloração; mínima porosidade e  facilidade de limpeza.

Todas estas características possibilitam as formas de uso mais diversas para este material, abaixo listamos algumas para te inspirar: 

1 – Revestimento de paredes: Imagine só, sua parede interna ou externa, com um acabamento resistente, duradouro e lindo! As opções são quase infinitas quando falamos em porcelanato, são texturas, tamanhos e cores diferenciadas e modernas, sempre sonhou em uma parede revestida de madeira mas não quer lidar com a manutenção? Use um porcelanato com estilo amadeirado, é possível escolher entre diversos tamanhos, e entre o acabamento liso ou texturizado, esse tipo de revestimento pode ser usado em uma parede inteira ou como um detalhe para trazer mais requinte para um ambiente.

2 – Bancada de cozinha: Sabe aquelas bancadas enormes e lindas, feitas de mármore que vemos na TV ou nas lojas de decoração? Agora imagine ter uma na sua casa por uma fração do valor? Isso é possível usando o porcelanato como matéria prima. Por ser altamente resistente, o porcelanato pode ser usado para a confecção de bancadas de pia, banheiros ou lavabos no lugar de outros materiais como mármore ou granito. Muitos profissionais marmoristas já trabalham com esse tipo de material e os resultados são incríveis, outra vantagem é que diferente do mármore ou do granito, o porcelanato é o material que menos absorve água no mercado, o que significa alta resistência a manchas!

3 – Pia com cuba esculpida: Cuba esculpida, moldada ou escavada, os nomes são diversos, mas o que importa mesmo é o resultado final, que é simplesmente lindo! Uma ótima opção para qualquer banheiro independente do tamanho, pois o projeto é personalizado e a ampla variedade de cores que os porcelanatos tem a oferecer proporcionam um trabalho exclusivo e personalizado, e mais uma vez, muito resistente e duradouro. A moda das pias com cuba esculpida veio para ficar, é possível escolher entre modelos de escoamento com rampa ou com  fundo reto.

4 – Escada de porcelanato: Não estamos falando apenas em revestimento, mas que o porcelanato seja a matéria prima principal para confecção da escada. A versatilidade e alta resistência desse material vão fazer com que a sua escada deixe de ser apenas parte da construção, mas se tornará um complemento no design e estilo da sua casa. É importante contratar uma mão de obra especializada para realizar este serviço, e escolher um tipo de porcelanato que seja maior do que os degraus para que não fiquem emendas e o acabamento saia perfeito.

Um detalhe importante a ser ressaltado é que, tanto para a escada, quanto para as bancadas e pias, o acabamento utilizado deve ser o de meia esquadria, que consiste em cortar as duas peças em um ângulo de 45º. Este corte deixa a emenda das peças na linha diagonal entre elas escondendo as colas e emenda, o que proporciona um acabamento impecável e também possibilita a continuidade da estampa ou dos veios em caso de acabamentos marmorizados.

Não podemos esquecer também que a qualidade do porcelanato escolhido é o que vai determinar a resistência e durabilidade da peça. Na hora de escolher o seu porcelanato conte com a Torres Cabral, nosso time de vendedores está preparado para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a fazer a escolha certa!

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: