10 maneiras de garantir uma construção mais econômica

Construir ou reformar pode ser uma experiência incrível, e também incrivelmente estressante. Muitas vezes até chegamos a desistir de fazer alguma obra quando pensamos nos custos, prazos e complicações, mas nem sempre precisa ser assim, embora todo projeto traga alguns desafios, é possível realizar o seu sonho sem arrancar os cabelos e estourar o orçamento, basta seguir algumas dicas básicas, que embora pareçam simples são essenciais para garantir que tudo saia conforme o esperado. 

1 – Coloque tudo no papel

Já decidiu o que quer fazer? Então separe um caderno ou uma planilha no computador e comece a escrever, liste tudo o que pretende construir ou reparar, os profissionais que vai precisar contratar, quais os materiais necessários, e qualquer outro detalhe que ache importante, isso irá te ajudar a ter uma visão mais completa do que quer fazer. Além disso, planeje como vai pagar por tudo, na Torres Cabral você pode pagar parcelado e conta com diversas linhas de crédito que se encaixam no seu bolso e no seu sonho.

2 – Escolha os profissionais com cuidado

Agora que você já sabe o que fazer, e como fará, é hora de contratar a mão de obra. Esse é um item importantíssimo, por isso, escolha com cuidado e verifique os “antecedentes” de quem irá trabalhar com você, hoje existem sites especializados para encontrar prestadores de serviço, que contam com comentários e até classificação, você também pode perguntar para o profissional sobre trabalhos anteriores, e se possível entrar em contato com antigos empregadores, e talvez visitar obras que ele já tenha feito.

3 – Estabeleça um cronograma

Após escolher o profissional é hora de anotar mais um pouco, tome um café com ele e estabeleça um cronograma para o projeto, não precisa ser algo extremamente complicado, apenas um alinhamento de expectativas, que servirá como norte para todas as etapas da sua obra e pode ser uma ferramenta valiosa na hora de cobrar um prazo.

4 – Compre na quantidade certa

Como você já tem por escrito tudo que precisa fazer, está muito mais fácil comprar os materiais corretos para cada etapa. Os materiais básicos, como tijolos, cimento, pedras, areia, etc podem sair muito mais baratos se comprados em grandes quantidades, mas também podem estragar se armazenados por muito tempo de maneira incorreta, na Torres Cabral é possível comprar tudo o que precisa de uma vez, mas receber de forma gradual, conforme surge a necessidade, assim você pode garantir o melhor preço comprando em quantidade, sem se preocupar com local de armazenamento ou durabilidade do produto em sua obra, isso irá economizar não apenas dinheiro, mas também tempo e espaço. Hoje também é possível comprar esses materiais online ou por whatsapp com vendedores especializados que podem oferecer auxílio sobre a qualidade e quantidade de materiais.

5 – Use materiais de qualidade

Nem sempre economizar significa comprar o material mais barato, mas sim o com o melhor preço, pode parecer que é a mesma coisa, mas já diz o ditado “às vezes o barato sai caro”. Usar matéria prima de qualidade pode significar uma grande economia a longo prazo, materiais hidráulicos como torneiras, e caixas acopladas que economizam água, são itens que podem garantir muita economia. As instalações elétricas, bem como os encanamentos merecem uma atenção especial quando falamos em qualidade, já que ficam dentro das paredes, e consertar algo ali pode significar uma nova reforma. Por isso é importante contar também com uma loja de de confiança, que preza por trabalhar com marcas selecionadas e consagradas no mercado, sendo assim uma garantia de qualidade em todas as compras.

6 – Proteja bem os móveis e superfícies

Cubra todas as superfícies que podem ser danificadas, arranhadas ou não se dão bem com poeira e estilhaços. Não usar proteção suficiente pode gerar um prejuízo muito maior na hora de reparar ou recomprar os itens danificados.

7 – Faça por etapas

Sempre que possível, termine um projeto antes de iniciar outro. Não comece a dar acabamento em áreas que ainda estão em construção, já que eles podem estragar conforme o andamento da obra. Siga seu cronograma inicial da maneira mais fiel possível, isso irá minimizar as surpresas e os desperdícios.

8  – Use a criatividade

Alguns elementos da sua obra podem se beneficiar muito de um toque extra de criatividade. Utilizar revestimentos diferentes para montar uma parede moderna, abusar dos corantes e pigmentos para mudar a cor das tintas, ou até mesmo utilizar itens novos em ambientes inusitados pode fazer com que a sua casa fique incrível sem gastar muito.

9 – Aposte nos 3 R’s

Reduzir, reciclar e reutilizar, muitas vezes pensamos que isso só se aplica na hora de separar o lixo, mas durante uma obra muitos materiais podem ser reaproveitados, caixas e embalagens viram proteção para o chão, baldes de tinta podem se tornar lindos vasos com apenas alguns toques, e não precisa parar por aí. Use tudo o que você tem à disposição para evitar desperdícios e assim garantir benefícios não apenas para você como também para o planeta.

10 – Fiscalize!

Lembre-se do que o seu avô dizia: “o olho do dono engorda o porco”. Isso é verdadeiro também fora da roça, fique de olho em cada etapa da sua obra, garanta que o trabalho está sendo feito conforme o combinado, escolha fornecedores confiáveis e experientes, e é claro, aproveite o processo, a sua obra pode ser uma experiência fantástica, e enriquecedora, e para garantir isso conte com a Torres Cabral para estar ao seu lado em todos as etapas desse processo.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: