Tire todas as suas dúvidas sobre iluminação

Na hora de comprar lâmpadas é impossível não se sentir confuso com tantas opções disponíveis no mercado. Lâmpadas led, halógenas,incandescentes, luminárias, plafons, lustres, iluminação quente, fria, difusa, direta, indireta… A lista é interminável, é por isso que nós preparamos um manual rápido com respostas para os principais questionamentos sobre iluminação.

Qual a melhor lapada?

As lâmpadas LED com certeza são a melhor opção existentes no mercado atual, elas gastam 80% menos eletricidade do que as incandescentes e possuem uma variedade maior de cores e potências, e são, no mínimo, tão eficientes quanto as LFC. Além disso, não têm mercúrio nem acendimento retardado, podem ser usadas com reguladores de intensidade e é mais fácil ajustar a luminosidade.

O que são as cores e temperaturas das lâmpadas?

Essa é uma dúvida muito recorrente sobre uma característica fundamental que todas as lâmpadas possuem, a temperatura de cor, isto é, o quão quente ou fria a luz branca emitida por uma lâmpada é. Em termos técnicos, a variedade de temperaturas na cor das lâmpadas faz com que cada uma delas desempenhe uma função específica em um ambiente, ou seja, é preciso ter muito cuidado ao escolher o tipo de lâmpada você usará em cada ambiente, seja ele residencial, comercial ou industrial.

A temperatura das lâmpadas é definida pela escala Kelvin (K), que mede a quantidade de calor gerada pelos filamentos e mecanismos que emitem luz. Essa escala é universalmente aceita como o padrão científico, assim todos os países utilizam a mesma escala. Quanto menor o valor em Kelvin, mais quente é a tonalidade da luz emitida. A luz do dia, por exemplo, que costuma ser neutra, varia entre 5000K e 6500K, a luz de uma vela, quente e vermelha, varia entre 1000K e 200K. O céu azul, que emite uma luz intensa e fria (por isso a tonalidade azulada), varia entre 9000K e 15000K, ao entender isso fica muito mais simples escolher a iluminação adequada para cada ambiente.

A seguir alguns exemplos que irão te ajudar na hora da compra:

2.600K – 3.000K: Lâmpadas assim emitem luz branco-avermelhada, que proporciona a sensação de conforto visual e transmite o sentimento de calma, ideal para o quarto, sala de descanso, etc

3.000K – 4.000K: A luz irradiada  por essas lâmpadas possui a cor branco-alaranjada, que costuma ser utilizada em áreas que precisam de iluminação neutra e tranquila, como sala de estar, cozinha, banheiro,  sala de espera, bibliotecas e escritórios.

4.000K – 5.000K: Esse tipo de luz é ideal para ambientes comerciais, pois possui temperatura semelhante à luz do sol, ou seja, neutra, o que facilita o conforto visual dos funcionários e clientes;

5.000K ou mais: de cor branca-azulada, a luz desse tipo de lâmpada é mais fria que as demais e tende a ser utilizada em ambientes comerciais e industriais.

Quais os tipos de iluminação?

Iluminação direta: É o tipo de iluminação em que a  luz é direcionada diretamente sobre algum ponto específico. Ideal para quem precisa de focos de luz em cima de algum objeto, na mesa de estudos, ou até mesmo penteadeira e banheiros.

Iluminação indireta: Nesse caso, a luz não é o foco do ambiente, mas é usada para ressaltar outros objetos. Esse tipo de iluminação pode ser conseguido com instalações feitas no chão, em forros de gesso, sancas, forros do ambiente com spots direcionados ou arandelas. Uma decoração baseada em cores claras ganha destaque especial.

Iluminação difusa: A iluminação difusa tem a proposta de iluminar todo o ambiente de forma suave, sem gerar contrastes e sombras sobre os objetos ou móveis,  Para conseguir esse efeito é preciso fazer uso de plafons e luminárias com vidro fosco. A iluminação difusa é ideal para ambientes que refletem conforto, como o quarto ou a sala de estar.

Em qual altura devo colocar as luminárias ou pendentes?

Essa é uma dúvida muito comum que surge na hora de pendurar os lustres e aplicar as arandelas. Mas é muito simples, pendentes colocados acima da mesa de jantar devem ficar entre 75 e 80 cm acima do tampo da mesa. Já a altura para as arandelas, depende muito do modelo, tamanho e local onde serão instaladas, mas como regra geral elas devem ser instaladas em uma altura de 1,80 a 1,90 m do piso, e as arandelas de luz indireta fiquem em torno de 60 cm a partir do forro e as decorativas a cerca de 1,80 m do piso.

Como fazer uma iluminação excelente gastando pouco?

Essa é a pergunta mais fácil de ser respondida. É só comprar tudo na Torres Cabral! Aqui você encontra tudo o que precisa para deixar a iluminação da sua casa incrível com muita variedade, qualidade e preços baixos.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: