Como escolher a caixa d’água certa?

Comprar a caixa d’água ideal pode parecer uma tarefa simples, é só escolher a mais barata, mandar entregar e instalar, certo? Errado! A caixa d’água é um elemento importantíssimo em qualquer casa, e precisa ser escolhida com muito cuidado, o modelo, tamanho e material vão interferir diretamente na qualidade da água que você e a sua família consumirão. 

Pensando nisso, a Torres Cabral preparou um manual básico para te ajudar na hora de comprar sua caixa d’água.

1 – Calcule a capacidade de acordo com os moradores

O indicado é que se calcule 150 litros de água por morador, mas se você mora em uma região com falta de água frequente, ou com longos períodos de seca, o ideal é dobrar esse valor, ou seja 300 litros por morador. O cálculo é muito simples, uma família com 4 pessoas precisa de uma caixa d’água com capacidade para no mínimo 600 litros (150 x 4) por dia (ou 1200 litros para regiões de seca).

2 – Fique de olho no material

Uma caixa d’água deve ser leve, resistente e fácil de ser carregada, já que via de regra, elas são instaladas em locais altos. Os materiais mais comumente utilizados são fibra de vidro, que é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas, também são muito comuns as caixas d’água feitas em polietileno que são muito leves, de fácil manuseio além de possuir proteção contra os raios ultravioleta, sendo hoje o material mais indicado para caixas d’água. Existem ainda as caixas d’água com acabamento antibacteriano, que evita a proliferação de microorganismos na água, o que traz muito mais segurança para você e sua família.

3 Tipos de tampa

Em geral, existem dois tipos de caixa d’água: a com tampa click ou a de rosca. A tampa click possui um sistema de vedação bastante prático, em que para fechar a caixa d’água basta encaixar a tampa com 1/4 de volta que a peça travará. A tampa em rosca, como o nome indica, tem de ser rosqueada para o fechamento completo, garantindo a proteção contra insetos e sujeira, deixando a manutenção muito mais prática e menos recorrente

4 – Pense aonde ela será instalada

Para garantir o bom funcionamento da caixa, é necessário pensar no local mais seguro e apropriado para a sua instalação. O ideal é que o local possua a superfície completamente lisa, nivelada e que ofereça fácil acesso para facilitar a limpeza e a manutenção. Além disso, a estrutura também deve ser capaz de aguentar o peso da caixa mais o peso da água — cada 1000 litros equivalem a 1 tonelada.

5 – Não se esqueça dos detalhes

Lembre-se de comprar um filtro, bóia, canos, adaptadores e registros de qualidade. Também é preciso pensar no sistema hidráulico da sua casa,e na manutenção e limpeza, que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Agora que você já sabe como escolher a caixa d’água mais adequada para a sua casa,  nosso site e garanta já a sua!

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: