Cuidados com as instalações elétricas

Você sabia que a maior parte dos incêndios em imóveis acontece pela falta de manutenção nas instalações elétricas? A manutenção elétrica é uma necessidade que jamais deve ser negligenciada.

Por isso é importante garantir que as instalações elétricas estejam sempre com a manutenção em dia, pensando nisso, preparamos um guia com os cuidados principais para você deixar a sua casa mais segura hoje mesmo!

De olho nos cabos e fios elétricos

Fios com a espessura menor que a necessária, podem causar problemas como o superaquecimento dos fios, o que além de desperdiçar energia cria condições para acidentes, uma instalação muito antiga também pode sofrer com os desgastes ao longo do tempo, o que limita a utilidade dos fios. Por isso você deve fazer revisão das instalações elétricas periodicamente, e fazer as substituições necessárias, preste atenção em fios descascados, tomadas penduradas, e fiação exposta, normalmente resolver esses problemas é algo bem simples, porém é importante usar os EPI’s e garantir que a rede elétrica geral esteja desligada no momento do reparo.

Disjuntores e caixa de luz

 O disjuntor funciona como um dispositivo de segurança que protege os aparelhos elétricos e usuários ao desativar automaticamente a distribuição de energia, quando detectado um curto-circuito ou sobrecarga. Se os seus disjuntores estão desarmando com muita frequência, se a sua caixa de luz está fazendo barulhos, ou aquecendo é um sinal de alerta, seu sistema elétrico pode estar sobrecarregado, ou o disjuntor instalado pode ser menor do que o necessário, para evitar problemas futuros é ideal que seja feita a substituição ou a readequação da instalação.

Qualidade em primeiro lugar

Para garantir que todos os reparos sejam duradouros e que a segurança esteja sempre em dia, invista em materiais de qualidade, verifique se os equipamentos possuem certificação do INMETRO, na Torres Cabral todos os produtos são escolhidos para que você e sua família tenham sempre o melhor preço e a melhor qualidade, passe em uma de nossas lojas e confira.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: